Portal da Cidade Rio Claro

GRIPE

Unidades de saúde atendem sintomas gripais sem agendamento

A partir de segunda-feira (03) pessoas com sintomas gripais leves podem procurar unidades dos bairros

Publicado em 30/12/2021 às 22:57 |

Pessoas com sintomas gripais leves que precisarem de atendimento devem a partir de segunda-feira (3) procurar as unidades de saúde dos bairros, onde deverão aguardar atendimento sem precisar de agendamento prévio. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (30) pela Fundação Municipal de Saúde tem como objetivo ampliar o atendimento à população e reduzir as filas nas unidades de pronto atendimento.

“A maioria das pessoas com síndrome gripal que tem recorrido às UPAs apresenta sintomas leves e agora terá o atendimento mais perto de casa”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família essas pessoas serão acolhidas e, em caso de indicação médica farão teste de Covid. “Os pacientes serão medicados e receberão as orientações de cuidados para serem seguidos”, observa Vania Molke, chefe do setor de Atenção Primária em Saúde. O acolhimento será realizado por equipe da unidade e, caso haja necessidade, o paciente será encaminhado para atendimento médico.

Nesta semana o município teve aumento de 35% nos atendimentos das unidades de urgência e emergência do Cervezão e Avenida 29. Esse aumento foi provocado por surto de gripe que atinge o sudoeste do país e chegou ao interior do estado de São Paulo.

“Todo o trabalho está sendo realizado para oferecer o melhor acolhimento à população, sem que haja necessidade de pânico”, enfatiza Daiane Campanela, chefe de enfermagem da Fundação Municipal de Saúde.

A Fundação Municipal de Saúde observa a importância de se adotar medidas preventivas, que são as que valem também contra a Covid, como uso de máscaras, higienização adequada das mãos e evitar aglomerações.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias