Portal da Cidade Rio Claro

Saúde mental

Rede de saúde mental atua na prevenção ao suicídio

Município terá programação do Setembro Amarelo para enfatizar a importância do assunto.

Postado em 10/09/2021 às 17:32 |

Ilustração

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio e, com o tema “Agir Salva Vidas”, a campanha Setembro Amarelo traz o alerta para a importância de se abordar o assunto. Ao longo do mês vídeos serão disponibilizados na página do youtube Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

“É importante chamar a atenção da comunidade para o tema e provocar reflexões sobre empatia e solidariedade no que diz respeito à prevenção ao suicídio”, observa Marta Bianchi, chefe de seção de Educação e Saúde, Treinamento e Desenvolvimento.

Em Rio Claro, a rede de saúde pública oferece atendimento voltado à saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a orientação é que as pessoas que precisam de ajuda procurem o atendimento.

Neste sentido, a participação de amigos e familiares é fundamental para auxiliar as pessoas que demonstram sofrimento ou que apresentam mudanças acentuadas de comportamento.

Nathalia de Almeida Rodrigues, chefe de divisão de atenção especializada da Secretaria de Saúde

Observação

É preciso estar disposto a ouvir e, se não se sentir capaz de lidar com o problema apresentado, ir junto em busca de ajuda profissional, sendo o acompanhamento psicológico e o psiquiátrico os mais indicados.

Nathalia de Almeida Rodrigues, chefe de divisão de atenção especializada da Secretaria de Saúde

Além do atendimento na rede pública, para as situações de crise, há o Centro de Valorização da Vida (CVV), que faz apoio emocional e preventivo ao suicídio pelo telefone 188.

A Organização Mundial de Saúde aponta que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. A organização da campanha acredita que falar sobre o assunto é uma forma de entender quem passa por situações que levam a ideias suicidas. “As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como de consumo de drogas, entre outros transtornos psiquiátricos e situações de crise”, explica Nathália.

A rede de saúde mental em Rio Claro conta com três Caps: o Caps III, que fica na Rua M-9, 50, Floridiana; o Caps Álcool e Drogas, localizado na Avenida 4, 1.171, Centro, e o Caps Infantojuvenil com atendimento realizado na Rua 15, 51, Consolação.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias