Portal da Cidade Rio Claro

Vidas salvas

Corpo de Bombeiros salva mais de 220 mil vidas e atende 5 ligações por minuto

O Cobom atendeu 2,7 milhões de ligações pelo serviço de emergência 193, que resultaram no atendimento de 534 mil ocorrências no de 2021

Publicado em 17/02/2022 às 09:19

Quantas pessoas podem ser salvas em segundos, minutos, horas ou em um dia? Uma das instituições que trabalham lado a lado com o tempo é o Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar. Seja em meio ao mar ou no fogo, no céu ou na terra, esses profissionais são preparados e atuam diuturnamente para salvar o maior número de vidas, o mais rápido que puderem. Prova disso são os números do ano de 2021, quando mais de 220 mil vidas foram salvas e cerca de cinco ligações emergenciais atendidas por minuto.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Centro de Operações do CB (Cobom) atendeu 2,7 milhões de ligações pelo serviço de emergência 193, que resultaram no atendimento de 534 mil ocorrências no ano. Afogamentos, incêndios, acidentes, desastres naturais, engasgamentos são alguns dos casos em que um bombeiro é chamado e tem papel importante quanto à vida da vítima. Em 2021, por exemplo, esses profissionais foram os responsáveis por um total de 71 salvamentos e 211 mil resgates, os quais permitiram salvar 222 mil pessoas – mais de 600 por dia. No ano também foram combatidos cerca de 55 mil incêndios. 

Trabalho preventivo

Mas não é apenas de salvamento ou resgate que vive o Corpo de Bombeiros. A instituição também atua fortemente na prevenção, orientação e conscientização a fim de educar a população quanto aos atos que podem trazer riscos a sua vida e como devem agir em situações de perigo. 

No ano passado, esse trabalho resultou em 780 mil atividades de prevenção em praias e balneários, como o famoso sinal sonoro com o apito feito por um guarda-vidas para que o banhista saia de uma área de risco. Além disso, outras 8,5 mil ações de educação pública foram realizadas. 

Somado a isto, esses profissionais analisaram 31 mil projetos, realizaram 125 mil vistorias e emitiram 240 mil licenças em 2021. Estas ações são essenciais para evitar que um local funcione sem a estrutura e medidas de segurança necessárias. Ou seja, é um trabalho minucioso que tem início com o estudo do projeto de uma edificação, verificando se tudo está de acordo e apontando o que é necessário adequar, e na sequência realizando a fiscalização para confirmar se o local está dentro das normas. O último passo é aprovar ou não o seu funcionamento, sempre visando a segurança da população. 

Sobre o Corpo de Bombeiros Paulista

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completará 142 anos no próximo mês de março. A unidade foi criada após um grande incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da Capital.  

Com uma equipe capacitada para atuar nas mais diversas situações de risco, a Instituição tem como missão atuar como coordenador do sistema estadual de emergências do Estado, provendo proteção e resposta imediata a incêndios, salvamentos e resgates, além de atuar na prevenção destes acidentes.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário