Portal da Cidade Rio Claro

Dicas

Vai viajar de carro para a praia? Veja 5 dicas para a revisão férias

É bom ter em mente que em cidades litorâneas um carro está mais exposto ao clima e por isso, outros cuidados são igualmente importantes.

Postado em 01/08/2021 às 01:12

Ilustração (Foto: Embarque na Viagem)

Enquanto viajar para o exterior tem sido uma tarefa difícil por várias restrições e até mesmo arriscada por conta das novas variantes do coronavírus, passar férias no Brasil é uma realidade para quem não abre mão de sair de casa para descansar. Se no inverno destinos paulistas como Campos do Jordão e no sul como Gramado estão no topo de lugares mais procurados, no verão são as cidades praianas que mais atraem.

Leia também

Gestantes vacinadas com a Astrazeneca poderão utilizar Pfizer

Muitos levantamentos têm mostrado também que o brasileiro está viajando mais de carro, motivado principalmente pelo medo de voos cancelados, preços altos de passagens e distanciamento social durante o deslocamento. E viajar de carro, principalmente para a praia, demanda não apenas um check-up da mecânica e dos documentos.

É bom ter em mente que em cidades litorâneas um carro está mais exposto ao clima e por isso, outros cuidados são igualmente importantes. Selecionei 5 dicas da app Zul+ para viajar de carro ao litoral e não correr deixar o carro correr riscos.

Cubra o carro com uma capa

As principais vítimas da maresia são os metais. Por conta disso, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem. A melhor forma de fazer isso é com lonas impermeáveis, fazendo com que o carro fique isolado da névoa do mar ou da água. Apesar disso, é preciso ter atenção no momento de colocar a capa para não acabar riscando o veículo. Também é preciso tirá-la de tempos em tempos para que o veículo possa dar uma "respirada", tirando a umidade.

Trate as superfícies metálicas

Passar produto de inibição de ferrugem pode ser muito útil para proteger o veículo contra a maresia. E isso deve ser feito, inclusive, nas partes internas do carro, evitando que a corrosão se espalhe. Além disso, assim que qualquer sinal de ferrugem seguir, deve ser removido com palha de aço ou lixa antes de o produto ser aplicável.

Lave o carro com maior frequência

Mesmo tomando todos os cuidados anteriores, o veículo ainda vai ter contato com a maresia e os ventos marítimos. Desta forma, é fundamental lavar o carro com uma maior frequência. Aos que moram em cidade de praia o ideal é que o veículo seja lavado semanalmente, já para aqueles que estão apenas viajando, façam a limpeza assim que retornarem - isso fará com que os sais minerais que se depositaram no carro não permaneçam lá por muito tempo. Algumas vezes, nos lava rápidos, são ofertadas o uso de cera automotiva após a lavagem. Ela ajuda a aumentar a proteção da pintura do carro, então é uma opção que deve ser considerada para todos que lavam o veículo, mas principalmente nas cidades litorâneas.

Cuidado com a bateria do veículo

Uma vítima silenciosa da maresia é a bateria e os cabos de energia. Por ficarem escondidos embaixo do capô do carro, muitos acham que esses itens estão mais protegidos. Porém, a maresia pode ajudar na oxidação desses componentes. Portanto, faça uma vistoria frequente, verificando se todos os conectores estão limpos pode ajudar. Caso não estejam, é possível fazer uma limpeza seguindo o manual do veículo ou levar o veículo a um mecânico para que ele a faça.

Fique atento ao interior do veículo

E não é só a parte externa que deve ter a atenção dos motoristas. O acúmulo de areia também é um problema para aqueles que usam o carro nas praias, principalmente para quem tem criança. Por isso, pode ser preciso utilizar um aspirador de pós para deixar a parte de dentro do veículo mais limpa. Quanto aos bancos, é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. Neste ponto, deve-se considerar se o interior do carro é de couro ou de pano. Este último ainda sofre com a umidade que pode ser levada quando as pessoas se sentam com as roupas molhadas, e uma capa para os bancos, ou até mesmo uma toalha estendida podem ajudar.

Eduardo Gregori - Especial para | ACidade ON


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias