Portal da Cidade Rio Claro

Internacional

Você sabe o que está acontecendo na Ucrânia?

Após madrugada de conflito e bombardeios, assunto tomou conta das redes sociais.

Publicado em 24/02/2022 às 10:28

bombardeio em Kiev, capital da Ucrânia (Foto: Aris Messinis/AFP)

Para entendermos melhor o que está acontecendo hoje, 24/02/2022, precisamos voltar para a guerra fria, conflito que polarizou o mundo na década de 50. Um ano antes, em 1949, foi criada a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, que vem a ser uma aliança militar entre países ocidentais, encabeçada por EUA, França e Reino Unido.

Até 1991, a Ucrânia era território Russo. Após a separação, o país Ucrânia estreitou laços políticos com o ocidente, até que em 2022 a Ucrânia formalizou seu desejo de integrar a OTAN, indo de encontro e conflitando com os interesses Russos – ter um país geograficamente vizinho aliado aos EUA não é nada interessante para Putin, uma vez que historicamente isso também é uma situação conflitante: A Ucrânia, como já dissemos, chegou a integrar a Rússia. Além disso 8 anos atrás a Rússia anexou a Crimeia, território esse que pertencia a Ucrânia.

A Ucrânia, conta – nesse conflito – com o apoio dos EUA, impondo inclusive – assim como toda União Europeia – sanções econômicas a Rússia, que por sua vez reconheceu há pouco tempo atrás a independência de dois territórios separatistas da Ucrânia: Donetsk e Luhansk.

Vamos continuar acompanhando, e buscando trazer sempre um resumo imparcial dos conflitos históricos acontecendo no Brasil e no mundo.


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário