Portal da Cidade Rio Claro

Cidade

Cartórios Eleitorais voltam ao atendimento de serviços de forma on-line

Os eleitores que desejam regularizar sua situação eleitoral, precisará acessar aos serviços de forma on-line.

Publicado em 19/01/2022 às 14:28
Atualizado em

Os eleitores que pretendem votar nas eleições de 2 de outubro e/ou precisam regularizar sua situação eleitoral, precisará recorrer novamente aos serviços on-line. No último dia 12, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE suspendeu novamente o atendimento presencial nos cartórios, por conta do grande aumento nos números de casos de Covid-19. Por enquanto, a suspensão está prevista para durar até o final do mês de janeiro, dia 31, mas isso pode ser alterado devido a pandemia.

A procura pelos cartórios deve aumentar ao longo dos próximos meses porque termina no dia 4 de maio o prazo para que os eleitores providenciem serviços relacionados ao seu título de eleitor e a regularização de sua condição junto à Justiça Eleitoral.

O chefe do cartório da zona eleitoral 110, na cidade de Rio Claro, Guilherme Taufic, explica que todas as solicitações podem ser feitas de maneira on-line, facilitando o atendo. “Transferência de títulos, solicitação do primeiro título, regularização de título suspenso. Quem não fez biometria ou deixou de votar em três turnos consecutivos, por exemplo, e teve o documento suspenso, também pode regularizar situa situação pela internet”, explica o chefe do cartório.

A biometria que era considerada obrigatória, foi suspensa pelo TSE no ano de 2020 devido às restrições da pandemia. “Para fazer a biometria, o funcionário do cartório tem contato direto com o eleitor, que precisa tirar a máscara para ser fotografo. Além disso, é preciso muitas vezes pegar na mão do eleitor para o posicionamento correto do dedo no equipamento, que também é coletivo, aumentando os riscos de contágio”, alerta Taufic.

Através dos sites e do aplicativo, o eleitor consegue verificar se está em dia com a Justiça Eleitoral, conferindo sua situação e garantindo seu direito ao vto em outubro. Vale ressaltar que o título é um documento solicitado em concursos públicos e para matrículas em universidades, entre outras situações. 

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário