Portal da Cidade Rio Claro

sessão solene

Câmara define a celebração do Dia da Consciência Negra no município

A sessão solene que marca a entrega da “Medalha Zumbi dos Palmares” ficou agendada para o próximo dia 20 de novembro, às 9h da manhã.

Postado em 07/10/2021 às 10:05

Maria Lourdes da Silva, Geraldo Voluntário, José Pereira dos Santos, Dalberto Christofoletti e Janice Rezende, em reunião na Câmara. (Foto: Câmara Municipal de Rio Claro)

Na manhã desta quarta-feira (06), o presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira dos Santos, esteve reunido com o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, a assessora dos Direitos Raciais da secretaria, Maria Lourdes da Silva, a presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conerc), Janice Rezende e o vereador Geraldo Voluntário (MDB).

A reunião foi para dar início à organização das atividades que celebram a Consciência Negra em novembro. Em Rio Claro, a data é celebrada desde 2006 e foi instituída por meio de lei assinada pelo então prefeito Nevoeiro Júnior.

A sessão solene que marca a entrega da “Medalha Zumbi dos Palmares” ficou agendada para o próximo dia 20 de novembro, às 9h da manhã, no Plenário da Câmara. A honraria tem como objetivo homenagear personalidades da comunidade negra que se destacam em ações nas mais diversas áreas e que visam o bem coletivo no município.

Desde 2013 o vereador Geraldo Voluntário está à frente da solenidade que marca a entrega da Medalha. A homenagem foi instituída pelo Decreto Legislativo Nº 387 / 2011, de autoria do ex-vereador Sérgio Carnevale.

Geraldo Voluntário, vereador municipal

Relevância do ato

É importante esse reconhecimento às pessoas que lutam e se dedicam pelas causas da comunidade negra. Avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito.

Geraldo Voluntário, vereador municipal

A Semana da Consciência Negra passou a integrar o calendário de Rio Claro a partir da iniciativa do atual presidente da Câmara, José Pereira dos Santos e do então vereador Sérgio Matheus.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias