Portal da Cidade Rio Claro

Papo de especialista

Detran “perdoa” motoristas de SP autuados; como consultar esse benefício?

Em vigor desde o dia 12 de abril deste ano, o novo CTB estabelece novas regras que passaram para 20 pontos no período de 12 meses.

Postado em 28/09/2021 às 10:48 |

Detran anula mais de 126 mi processos de suspensão de CNH em São Paulo. (Foto: Ilustração)

O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, o DETRAN-SP, anulou um total de 126.957 mil processos de suspensão do direito de dirigir que estavam aguardando julgamento.

O benefício atende os motoristas que tinham vinte pontos ou mais na CNH e que não se enquadravam no que determina o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o dia 12 de abril deste ano.


LEIA TAMBÉM 

Carro roubado é abandonado em via pública


Até março de 2021, o limite da pontuação para infrações de trânsito que geravam a suspensão da CNH era de 20 pontos. Com as mudanças estabelecidas pelo novo CTB, passaram para 20 pontos no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos sem nenhuma infração gravíssima ou se o condutor exercer atividade remunerada.

“Essa mudança na lei beneficia o motorista que corria o risco de suspensão da habilitação porque tinha 20 pontos na carteira e não se encaixava na legislação do novo CTB, que hoje aumentou o limite para até 40 pontos, dentro de algumas situações”, explica o Diretor de Habilitação do DETRAN-SP, Raul Vicentini.

O diretor de habilitação reforça ainda que a pessoa não precisa ir a uma unidade do Poupatempo ou do DETRAN para solicitar o cancelamento porque isso já foi feito automaticamente pelo sistema. O DETRAN ainda reforça para que os condutores não caiam em golpes de profissionais que estão oferecendo auxílio para efetuar a suspensão junto ao Departamento de Trânsito.

+ Confira notícias de Rio Claro e região

O motorista nessas condições deverá receber comunicado via Correios sobre a decisão. Os motoristas que ainda não receberam a carta encaminhada pelo DETRAN de São Paulo podem consultar o andamento por meio dos canais digitais: detran.sp.gov.br.

Conte com a ajuda de um despachante

O Despachante Santa Cruz pode não apenas esclarecer suas dúvidas, como também ajudá-lo a deixar sua documentação em ordem.

Sem precisar perder tempo indo ao DETRAN-SP, a equipe do Despachante Santa Cruz se propõe a ajudá-lo em toda a regularização documental do seu veículo, do seu primeiro emplacamento e até mesmo no caso de liberação de veículos apreendidos.

Clique aqui para falar diretamente pelo WhatsApp para que o Despachante Santa Cruz possa ajudar com à regularização documental do seu veículo.


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias