Portal da Cidade Rio Claro

Educação

Sem aulas presenciais, alunos de Rio Claro têm vídeos em TV aberta

Vídeos são produzidos pela Secretaria Municipal da Educação.

Postado em 10/06/2021 às 22:21

(Foto: Prefeitura de Rio Claro)

A Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, por meio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) e em parceria com a TV Claret, desde o início de março de 2021 tem desenvolvido, produzido e exibido vídeos educativos para todas as faixas etárias da rede municipal de ensino.

“Esta proposta se deu como parte do plano de ação da nossa Secretaria de Educação, com o objetivo de oferecer mais um suporte e uma ferramenta auxiliar de aprendizagem neste momento de isolamento social imposto pela pandemia”, observa o prefeito Gustavo Perissinotto.

A organização dos vídeos exibido em canal aberto na TV Claret é uma ação coletiva dos coordenadores do CAP, profissionais da rede municipal de educação e de outras secretarias, a fim de construir roteiros que viabilizem um acesso maior da comunidade a conteúdos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, e potencialize o trabalho pedagógico dos professores, desenvolvendo alternativas de planejamento.

“Após a elaboração dos roteiros, os próprios professores da rede, das diversas áreas, encararam o desafio de se expor frente às câmeras da melhor forma possível, com as mais diferentes estratégias pedagógicas, com caráter lúdico”, explica Valéria Velis, secretária municipal da Educação.

Todos os vídeos são traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), numa parceria com profissionais habilitados para tal atividade. A exibição na TV Claret é feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 9 e das 16 às 18 horas.

A proposta inicial foi oferecer vídeos para alunos de creche, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, os vídeos se tornaram tão ricos do ponto de vista pedagógico, que podem ser utilizados por pessoas de todas as idades.

Preocupados com a redução de atividades físicas de crianças e adultos na pandemia, professores de educação física também disponibilizam na televisão vídeos semanais em que todos são convidados a colocar o corpo em movimento.

Nos vídeos, outras áreas estão sendo contempladas: língua portuguesa, ciências, matemática, inglês, arte, geografia e história, além de temáticas atuais e diversas como os cuidados com a Covid-19, dengue, alimentação saudável, cuidados com os bebês, entre outras.

De acordo com Valéria, os vídeos retratam a união de todos os profissionais da educação e parceiros, que de maneira criativa, lúdica e prazerosa possibilitam que o contato com a aprendizagem continue e que, mesmo estando em casa, os alunos possam ter momentos com os educadores.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias