Portal da Cidade Rio Claro

Educação

Escola no Jardim Novo 1 recebe o nome de Prof. Octávio José Chiossi

Homenageado foi professor e vereador em Rio Claro.

Publicado em 19/05/2022 às 15:45

Inauguração da Escola Professor Octávio José Chiossi. (Foto: Prefeitura de Rio Claro)

Inaugurada no ano passado, a escola municipal do Jardim Novo 1 passou a ser denominada Professor Octávio José Chiossi. A entronização da fotografia do patrono foi realizada na terça-feira (17), com a presença de familiares do homenageado, amigos, autoridades municipais e alunos.

A lei assinada pelo prefeito Gustavo em julho do ano passado dando nome à escola teve projeto apresentado e aprovado na Câmara Municipal pelos vereadores José Pereira dos Santos e Hernani Leonhardt.

A escola atende 468 alunos do 1º ao 5º ano. Conta com duas salas do programa de educação integral (com oficinas diferenciadas) e uma sala da educação de jovens e adultos (EJA).

“Esta homenagem é um reconhecimento ao histórico político de Tavinho”, destacou o prefeito Gustavo. “Ele foi mentor de vários outros políticos rio-clarenses”, afirmou o vice-presidente da Câmara, Hernani Leonhardt. “Tavinho foi um dos mais sérios políticos com quem meu pai trabalhou”, ressaltou o vereador Serginho Carnevale. O ex-vereador Rui Barbosa, falou aos estudantes para que “sigam o exemplo de dignidade e seriedade do Tavinho”.

Nascido em Corumbataí, Octávio José Chiossi era conhecido como Tavinho. Era graduado em educação física pela Faculdade de São Carlos, tendo sido professor de escolas estaduais de Rio Claro e da Unesp. Foi vereador por quatro mandatos e duas vezes presidente da Câmara Municipal de Rio Claro.

A Secretária de Educação, Valéria Velis, relembrou que Tavinho foi um dos principais responsáveis pela criação e implantação do estatuto do magistério municipal em Rio Claro. A professora Juliana Salvadeo, diretora da escola, também reconheceu a importância do homenageado e disse que a comunidade escolar mantém o compromisso de uma educação de qualidade.

Daniela Nori Chiossi, filha do homenageado, falou que nada deixaria seu pai mais feliz do que ter uma escola com seu nome, pois ele amava a educação. “Ele sempre me dizia que a gente pode perder os bens materiais, mas que a cultura e a educação que a gente adquire ninguém tira”, destacou

Do evento também participaram o ex-prefeito Du Altimari, os ex-vereadores Sérgio Guilherme e Raquel Picelli, os vereadores Irander Augusto, Rafael Andreeta e Diego Gonzales, as vice-diretoras Carla Cristina Gomes de Pila Alves e Adriana Cristina Cain Sodelli, a coordenadora Cristiane Ferreira Auriemo, e os familiares José Maria Chiossi, Marivani Chiossi, Leonardo Santos e Octávio Chiossi Neto, Bruno Oliveira, presidente da Fundação Municipal Ulysses Guimarães e secretários municipais.

Veja imagens da inauguração:


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário