Portal da Cidade Rio Claro

cortella em rc

Alunos da Rede Pública de Rio Claro entrevistam o filósofo Mário Sérgio Cortella

Alunos da Rede Camões, todos de escola pública, tiveram a oportunidade de entrevistar o filósofo, escritor e palestrante Mário Sergio Cortella

Postado em 05/04/2021 às 10:10 |

Cortella durante a entrevista com alunos de Rio Claro (Foto: Arquivo da Rede Camões )

Vídeo-chamada realizada para entrevista (Foto: Arquivo da Rede Camões )

Desenvolvida por alunos da rede pública de Rio Claro, a entrevista com Mário Sérgio Cortella ocorreu via plataforma digital sexta-feira, 26, e foi ao ar pelo Canal Fazendeiro do Universo, na última quarta-feira, dia 31. A entrevista faz parte da Rede Camões de jornais escolares, que reuniu representantes da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, da Escola Zita de Godoy Camargo e da Escola Januário Sylvio Pezzotti.

Cortella respondeu sobre a questão do ensino a distância, ética e filosofia e a prática da filosofia no cotidiano. O filósofo também lembrou durante a entrevista, suas passagens por Rio Claro devido sua família de ferroviários.

Você pode acompanhar a entrevista através do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=z-pxqIave4o

O Portal da Cidade se reuniu com os alunos responsáveis para saber sobre essa grande experiência e do projeto ao qual a entrevista faz parte.

Para Antônio Archangelo, professor e idealizador da Rede Camões, a metodologia criada foi para dar autonomia aos alunos na matéria de língua portuguesa.

“Ver que, realmente, está funcionando a ideia de fazer os alunos autônomos para escrever está sendo a melhor sensação” diz o professor. E ainda completa, relatando seu desejo de ampliar a Rede, oferecendo workshops para capacitar mais professores dentro da metodologia criada por ele.

O aluno Kauhan Sabino, de 15 anos, foi o organizador da entrevista com o Cortella. Ele pertence ao Jornal Quincas Borba, da Rede Camões, e conta que entrevistar o filósofo foi altamente gratificante.

“Eu fui atrás e não sabia, de fato, que ele ia aceitar. Quando aconteceu, fiquei muito contente.” diz o aluno.

Para Kauhan, as expectativas para os novos projetos são muito grandes. Segundo ele, o objetivo da rede de jornais escolares não é obter títulos, mas sim, focar no desenvolvimento dos alunos e mostrar o que a rede pública tem de melhor.

“O projeto não será em vão, isso já tenho certeza. Mas, buscamos alcançar mais pessoas e mudar o pensamento que muitos têm sobre a educação, do terror que pensam sobre a educação atual. Melhorando a mente de quem está aprendendo, e educando também” relata o aluno, ressaltando o método criado para o aprendizado da língua portuguesa na rede pública de Rio Claro.

Davy Souza, que também é participante da Rede Camões, através do Jornal Clarice Lispector, diz que o jornal já superou suas expectativas.

“Não participei da chamada online, mas quando descobri que meus colegas conseguiram a entrevista com o Cortella, fiquei muito feliz e abismado. Minhas expectativas só aumentaram. Quero muito que o jornal seja reconhecido por toda à cidade” diz Davy.

O que é a Rede Camões?

No início da pandemia, em 2020, o professor Antônio Archangelo criou um novo método de ensino da língua portuguesa com o intuito de potencializar o interesse dos alunos à matéria, a chamada Rede Camões. A “Camões” é a rede de jornais que contém quatro filiais espalhadas pelas escolas públicas de Rio Claro.

Fazem parte da Rede Camões:

JORNAL DO QUINCAS BORBAS

Responsável: Kauhan Sabino

Contato: jornal.quincasborba844@gmail.com

Unidade Escolar: Escola Estadual Marciano de Toledo Piza

JORNAL DO CAMÕES

Responsável: Profº. Antonio Archangelo

Contato: jornaldocamoes@gmail.com

Unidade Escolar: Escola Estadual Zita de Godoy Camargo

JORNAL CLARICE LISPECTOR

Responsável: Profª. Aquilla Mendes

Contato: jornaldocamoes@gmail.com

Unidade Escolar: Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti

JORNAL DARWIN

Responsável: Cristiano Bueno Archangelo, 9ºA

Contato: jornaldocamoes@gmail.com

Unidade Escolar: E.E.Profª Heloisa Lemenhe Marasca


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">