Portal da Cidade Rio Claro

Mais estrutura

Prefeitura orienta empresas sobre como obter selo de inspeção nacional

Com o selo Sisbi-POA empresas podem comercializar produtos de origem animal em todo território brasileiro.

Postado em 23/09/2021 às 15:46 |

SISBI, um diferencial que atesta a qualidade e facilita a ampliação dos negócios para além de Rio Claro. (Foto: Prefeitura de Rio Claro)

Empresas de Rio Claro que comercializam produtos de origem animal contam com um importante serviço oferecido pela prefeitura para que possam vender seus itens em todo o território nacional. O município emite o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), um diferencial que atesta a qualidade e facilita a ampliação dos negócios para além de Rio Claro.

Para aderir ao Sisbi-POA é preciso cumprir algumas exigências. É importante que a empresa tenha estrutura e equipamentos necessários de acordo com o volume de produção, Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com atividade industrial e responsável técnico capacitado para implantação, verificação e monitoramento de programas de autocontrole, como Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).


LEIA TAMBÉM 

Especialistas discutiram inserção da pessoa com deficiência no ensino superior


Para obter o selo do Sisbi-POA as empresas também devem ter registros sistematizados e auditáveis que comprovem o atendimento a requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos, para assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos, desde a obtenção e recepção da matéria-prima, dos ingredientes e dos insumos, até a expedição dos produtos. O estabelecimento deve registrar os produtos que pretende fabricar, para que os rótulos sejam analisados e aprovados.

“São procedimentos analisados com o rigor necessário para que os consumidores tenham tranquilidade e comprem com toda a segurança os produtos com o selo de inspeção”, observa o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Valmir Pinton, lembrando que Rio Claro também emite o selo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), para produtos comercializados apenas no município.

Ao todo, Rio Claro conta com cinco empresas que possuem Sisbi-POA – Frios Nalin, Granja Ipê, Xavier, One Alimentos e A Leiteria. Nesta semana, o site do governo federal publicou matéria na qual aponta que “Municípios paulistas multiplicam negócios após adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”. O texto destaca, entre outras do estado, a empresa rio-clarense Frios Nalin. A reportagem pode ser acessada pelo endereço https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/empresas-paulistas-multiplicam-negocios-apos-adesao-ao-sistema-brasileiro-de-inspecao-de-produtos-de-origem-animal


Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias