Portal da Cidade Rio Claro

Acessibilidade

Especialistas discutiram inserção da pessoa com deficiência no ensino superior

Evento organizado pela prefeitura de Rio Claro foi realizado on-line.

Postado em 23/09/2021 às 14:20

Encontro on-line com o tema “inserção da pessoa com deficiência no ensino superior, possibilidades, avanços e desafios”. (Foto: Prefeitura de Rio Claro)

Rio Claro realizou na quarta-feira (22) encontro on-line com o tema “inserção da pessoa com deficiência no ensino superior, possibilidades, avanços e desafios”. O encontro teve a presença de Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desenvolve trabalho com temática similar.

Leia também

A iniciativa da prefeitura foi realizada pela assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria de Cultura, em conjunto com Unicesumar, Uninter e Centro Universitário Claretiano, com apoio do Diário do Rio Claro.

Secretário Municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, destacou na abertura do encontro a importância do evento e anunciou que o município trabalha para criar o “Espaço em Braille” na biblioteca do Centro Cultural Roberto Palmari.

Dalberto Christofoletti, secretário de Cultura de Rio Claro

Objetivo

Queremos estimular a leitura das pessoas cegas e para isso vamos facilitar a consulta de obras em Braille a partir da biblioteca do Centro Cultural.

Dalberto Christofoletti, secretário de Cultura de Rio Claro

A secretária municipal de Educação, Valéria Velis, destacou que o município está se mobilizando para criar um centro de Educação de Jovens e Adultos voltado à inserção no mercado de trabalho, com foco também em pessoas com deficiência.

Paulo Meyer, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, frisou que “o tema do ingresso da pessoa com deficiência no ensino superior é fundamental para todos nós, pois a educação nos leva a traçar caminhos em busca de conquistas, conhecimento e dignidade”.

Transmitido pela plataforma do youtube da Central Brasileira de Inclusão, facebook da diretoria de Políticas Especiais e Diário do Rio Claro, o encontro teve como palestrantes a professora Vera Lucia Capellini, líder de grupo de pesquisa sobre inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação. Vera, que é membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), falou sobre os avanços e desafios para inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior.

O evento também contou com a participação de Giulia Jardim Martinovic, graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pelo Mackenzie, fundadora do coletivo Autista da USP, cujo foco é a permanência de estudantes autistas na universidade; da mexicana Cristina Victoria González Gualito, pedagoga, mestranda no Prolam da USP e ativista pela neurodiversidade; Américo Valdanha Netto, doutor em Ciências da Motricidade, Gestor da Unicesumar – Rio Claro; e Luciana de Lima, gestora da Uninter, que falaram sobre o tema “Tecnologias e possibilidades do ensino Ead para inserção da pessoa com deficiência no ensino superior".

Participaram ainda do evento, Vivian Guilherme, jornalista do Diário de Rio Claro, e a intérprete tradutora de libras Luisa Ceriani.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias