A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro (SP) estão em operação especial para atender os moradores vítimas da chuva na cidade na sexta-feira (10). Na segunda-feira (13), a prefeitura decretou situação de emergência.
A campanha arrecada móveis, eletrodomésticos e roupas para serem doados às famílias que tiveram perdas com os temporais.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vilma Spricigo, explicou que é feita uma força-tarefa que envolve também as secretarias de Saúde, Obras e Mobilidade.
“Muitas famílias perderam tudo, foi muito rápido o que aconteceu. Fizemos abordagem na sexta e no sábado (11) e ajudamos no que poderia ser feito, distribuímos colchões, cesta básica, marmitex”, disse.
Ajuda
A prefeitura ainda está auxiliando na retirada de 2ª via de documentos estragados pela chuva.
Confira os telefones de contato dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Rio Claro:
- Cras Bonsucesso - (19) 99387-7108;
- Cras Brasília - (19) 99424-9409;
- Cras Independência - (19) 99419-8932;
- Cras volante (área rural) - (19) 99419-5896.
Interessados em ajudar na campanha podem doar colchões, móveis, roupas, sapatos, fraldas. O Fundo Social tem um barracão que fica na Rua 1-B, 411, no bairro Cidade Nova. O telefone é (19) 3526-7171.
Chuvas
A forte chuva causou alagamentos de vias e casas. O asfalto foi danificado em vários pontos, com a abertura de pelo menos 3 crateras.
O Lago do Parque Lago Azul, por exemplo, transbordou novamente e o local ficou interditado para limpeza.
A calçada da Rodovia Constantine Peruchi é um dos locais com crateras abertas pela chuva e o trecho segue interditado. Um homem caiu nela, ficou ferido e foi socorrido.
Um outro ponto bastante afetado fica na Avenida Ulysses Guimarães. Uma cratera se abriu no canteiro central e o trânsito continua interditado em uma das faixas.