Portal da Cidade Rio Claro

fecha valetas

Prefeitura fecha duas valetas em cruzamento no bairro Santana

Ação proporciona trafegabilidade mais suave, além de evitar acidentes e eventuais danos aos veículos

Publicado em 16/04/2021 às 04:47

(Foto: Prefeitura de Rio Claro)

A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, segue realizando o fechamento de valetas profundas em vários pontos da cidade.

Na quinta e sexta-feira (16) desta semana uma das equipes executou o serviço em duas valetas no cruzamento da Avenida 20, com a Rua 9 e a Rua Samambaia, no bairro Santana, sendo uma delas de grande extensão, com mais de 40 metros.

Para realizar a ação a Secretaria Municipal de Obras tem feito mapeamento das valetas mais profundas e dividiu as equipes de tapa-buraco, reparos e recapeamentos asfálticos para este trabalho, que há anos é reivindicado por grande parte da população.

“Nossa meta é fazer esse serviço em todas as valetas mais fundas da cidade, proporcionando trafegabilidade mais suave, além de evitar acidentes e eventuais danos aos veículos”, comenta o secretário municipal de Obras, Ivan De Domenico, acrescentando que há aproximadamente 200 valetas nessa situação em todo o município.

O secretário também pede a colaboração dos munícipes, pois muitos, principalmente motociclistas e ciclistas, estão desrespeitando as obstruções das vias, feitas por cones de sinalização, e acabam passando pelas valetas onde está sendo executado o trabalho, aumentando o risco de acidentes e também atrasando o serviço que precisa ser paralisado a cada passagem imprudente.

Com metodologia elaborada pela Secretaria Municipal de Obras, mesmo com o nivelamento e fechamento das valetas nas vias, o escoamento da água é mantido, sem riscos de empoçamento.

Confira as etapas:

1. Demarcação do solo com cal.

2. Recorte do asfalto seguindo a demarcação, formando moldura rígida, delimitando o local a ser aplicada a “massa quente”.

3. Limpeza do local com retirada de pedaços do asfalto antigo.

4. Pintura ligante do solo com emulsão de asfalto diluído em água. Após a secagem, aplicação da “massa quente”.

5. Nivelamento do solo aproveitando a base de alta rigidez de paralelepípedos ou concreto, além da inclinação. Ação feita com rastelos e placa vibratória.


6. Rolo compressor para compactar o solo, evitando a formação de ondulações do novo asfalto, popularmente chamado de “borrachudos”.

7. Pintura com emulsão de asfalto diluído em água nas bordas da nova pavimentação e adição de areia para vedação completa, evitando infiltrações no solo.

8. Após a secagem, é retirado o excesso de areia para liberação do trecho da via.

Nesta semana, também foi executado este serviço em dois locais da região central: na Rua 6 com a Avenida 4, de ambos os lados, e na Rua 6 com a Avenida 6. Na semana passada, foi feito na Rua 7 com a Avenida 23, próximo ao Cemitério Evangélico, no bairro Jardim Donângela.

Fonte:

Receba as notícias de Rio Claro no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário